sábado

Preconceito, o mal que não cala

Preconceito, a própria palavra já diz, decisão pré-concebida que surge antes de se investigar um determinado assunto.
É triste saber que nos tempos de hoje onde há uma grande demanda de informação por parte da mídia em geral sobre determinados assuntos, ainda haja vestígio de preconceito na sociedade.
E o Brasil considerado um país de muitas raças e culturas diferentes, será que ainda existe algum tipo de preconceito? Levando em conta esta miscigenação poderíamos dizer que seria impossível, mas infelizmente nem ele esta fora deste terrível mal. Hoje em dia quase toda sociedade seja ela do primeiro mundo ou não possuem algum tipo de preconceito, que de algum modo impõe irracionalmente certas formas de conduta.
E com o Brasil não poderia ser diferente, por mais que existam milhares de ONG e associações que trabalham em prol do desaparecimento da descriminalização, ainda há muito que se aprender e melhorar. Como é o caso dos preconceitos das classes sociais, sexual, raça e físico.
Não é difícil nos deparamos com algumas opiniões, que acreditam que só é mais importante a pessoa que possui muito dinheiro e que o individuo que não teve oportunidade para ter uma vida estável financeiramente não merece nenhum tipo de respeito. Estas pessoas que se julgam inteligente apenas por terem uma situação financeira melhor, talvez não saibam ou fujam da idéia que para ser honesto não necessite de dinheiro e sim de uma coisa que riqueza nenhuma compre que é o caráter.
Se não bastasse o preconceito social, ainda temos que nos deparar com o sexual.
O homossexualismo ao contrário de outros tempos, deixou de ser uma coisa anormal e passou a ser um assunto tão presente em nossas vidas quanto qualquer outro, mas isso não é o bastante para que o pré-conceito suma ou pelo menos diminua infelizmente muitas pessoas insistem em fazer dele um grande tabu.
Assim como a heterossexualidade, o homossexual não é uma pessoa que possui algum tipo de doença ou desvio de conduta como algumas pessoas acreditam ser. O homossexual é tão normal como qualquer outro homem ou mulher e merece ser tratado com respeito.
Seria ótimo que as pessoas ao invés de perderem o tempo com opiniões tão medíocres, aprendessem a lidar com tudo que é diferente e quem sabe aprender o que talvez seja um dos grandes valores da vida, o respeito ao próximo. O homossexualismo não é crime, e muito menos contagioso, mas o preconceito sim é contagioso e pior, ele destrói.
Outro pré-conceito que entra ano e sai ano insiste em permanecer, é o racial. O racismo tem um longo histórico mundial que vem desde as perseguições por judeus e mulçumanos até aos índios e aos negros.
O Brasil se caracteriza por uma grande pluralidade étnica, tendo como protagonistas três grupos distintos fazendo parte do mesmo cenário: negros de origem africana, índios e portugueses. A fusão dessas culturas levou á construção de um país miscigenado.
As raças vítimas de descriminação passam por algumas injustiças sociais por simplesmente serem consideradas raças inferiores. Injustiças tais como a desigualdade de oportunidade no mercado de trabalho.
Enquanto grandes cargos que é onde esta situado melhores salários e melhores oportunidades são ocupados por brancos, os negros que muitas vezes tem o nível escolar melhor ou igual ao branco, ocupam cargos inferiores por ter uma outra cor de pele.
Chega ser vergonhoso saber que ainda existem pessoas que rotulam as outras apenas por pertencer á uma outra raça ou cultura. Seria bom se estas pessoas soubessem que o que importa não é o tom da pele da pessoa e sim a sua conduta perante a sociedade em que vive.

Nenhum comentário: