domingo

Por uma Campinas Cultural


Campinas, reconhecida hoje pelo seu enorme vigor econômico e social onde se transformou em um grande pólo tecnológico, permitindo constituir-se como uma das maiores cidades do interior de São Paulo, com uma população estimada de 1 milhão de habitantes.
Mesmo assim a cidade vem deixando á desejar quando o assunto é cultura teatral.Logo Campinas que além de ser a cidade natal de Carlos Gomes e tantos outros nomes consagrados da classe artística.
Campinas possui hoje quatro teatros municipais, o Castro Mendes, Centro de Convivência, teatro Anchieta da Vila Padre Anchieta e o Carlito Maia, mais conhecido como teatro do Bosque dos Jequitibás. Destes quatro teatros, apenas o Castro Mendes poderá ser considerado em boas condições, já que neste atual momento passa por uma grandiosa reforma ( há mais ou menos 2 anos), espero que saia antes das próximas eleições, em fim, já os outros três encontra-se em situações precárias. Foi preciso que artistas de fora da cidade viessem á publico reclamar da estrutura dos teatros, respaldando mais ainda aos argumentos que os artistas profissionais de teatro de Campinas há anos vêm reivindicando ao poder publico, sem obter maiores considerações.
Me formei no ano de 2007, meu trabalho de conclusão de curso foi um video documentario sobre a Campanha de Popularização do Teatro.Eu e mai duas amigas, procuramos mostrar o quanto é grande e importante esta campanha para Campinas e Região.No video colocamos depoimentos de artistas que dela participam, o secretario da cultura de Campinas, e tantas outras pessoas que estão envolvidas diretamente e indiretamente na campanha.
Com muito esforço, o nosso objetivo foi alcançado.Porém, é preciso muito mais que um video documentário.
Não é apenas o estado deplorável dos teatros que atrapalham o progresso da cultura em Campinas, dentro do poder publico e privado ninguém tem a iniciativa de dedicar-se por completo em projetos voltados a cultura da cidade; Estas pessoas ainda não pararam para pensar, que Campinas é referência de criação e pesquisa na diversidade de linguagens teatrais no Brasil e no exterior .
A impressão que se tem é que a política cultural até este atual momento, tem elitizado o teatro e assim excluindo a população de ter acesso aos bens públicos.

Nenhum comentário: